4 benefícios essenciais para reter sua equipe comercial

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Manter os funcionários sempre motivados e produtivos pode ser um desafio. Para isso, é preciso contar com uma boa gestão de recursos humanos para que os objetivos em relação ao trabalho sejam alcançados. Gerar boas condições de trabalho, além de aumentar a produção, é uma excelente ferramenta para a retenção de funcionários. Que tal aplicar benefícios para manter a equipe de profissionais que atua em seu comércio?

Um funcionário que conta com benefícios possui mais chances de permanecer na empresa, o que é vantajoso para o empregador nas questões burocráticas da contratação e demissão, de treinamento e relacionamento. Por outro lado, benefícios são bons para os funcionários pois são um incentivo para que trabalhem mais, melhor e com ótimas condições, flexibilidade e recompensas.

É possível investir na sua equipe comercial de maneira inteligente para garantir bons resultados. Utilize os benefícios a seguir para motivar funcionários, aumentar as vendas do seu comércio e, principalmente, reter os melhores colaboradores!

1. Bonificações em dinheiro

Além do salário compatível com o mercado, vale apostar em perspectivas de bônus e outros mecanismos de recompensa, como promoções. Também procure meios de oferecer um bônus baseado em desempenho. Pode-se manter um programa de metas pessoais a serem atingidas, assim como metas do seu estabelecimento comercial, fomentando o trabalho em equipe. E quando essas metas forem alcançadas, realiza-se a bonificação. Mas lembre-se de informar os funcionários dos valores ou porcentagens vigentes.

2. Segurança

A segurança está diretamente ligada à estabilidade no emprego, orientações claras aos funcionários e ambiente de trabalho agradável. Se um colaborador se sente ameaçado pela competição, pelo ambiente desarmônico entre colegas ou mesmo pelo descaso do líder, ele certamente sairá em busca de um trabalho no qual se sinta valorizado.

3. Aprendizado e capacitação

É todo o conhecimento que a empresa proporciona por meio de treinamentos formais e do aprendizado informal que se adquire durante o expediente. Um profissional melhor capacitado é mais consciente da sua importância e possui confiança para exercer sua função com qualidade e empenho. Dê aos seus contratados opções dos melhores treinamentos que estiverem disponíveis, além de ensinar o que você, empreendedor, sabe fazer.

4. Status e incentivo

É relacionada à aprovação social e incentivo ao indivíduo: são os elogios públicos, as promoções e o reconhecimento de um trabalho bem feito.

Agradeça e elogie o funcionário pelo bom desempenho. Todas as pessoas se empenham em nome de um ganho, portanto, é importante que você reconheça o esforço da sua equipe comercial. Uma pessoa que se sente confiante e à vontade no ambiente de trabalho sempre dará o melhor de si, o que gera lucro e melhores relacionamentos dentro e fora da empresa.

Os benefícios que mais retém funcionários são diretamente ligados à qualidade de vida. São itens como horário flexível, ambiente confortável e descontraído, apoio ao desenvolvimento e capacitação profissional, descontos sigificativos na compra dos produtos da empresa, convênios com outras empresas que proporcionam descontos e benefícios, banco de horas e assistência médica.

Lembre-se sempre de que sua equipe comercial é parte fundamental da empresa. Uma boa dica é sempre ouvir os funcionários, deixá-los livres para críticas e sugestões. Assim, você analisa o que pode ser transformado em benefício e o que não é relevante.

Invista em qualidade no ambiente de trabalho! Seus funcionários, e inclusive os clientes, agradecem!

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