4 dicas para recrutar profissionais que moram perto da sua empresa

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

Um dos maiores problemas das grandes cidades é o trânsito. As pessoas perdem muito tempo nos engarrafamentos para chegar ao trabalho, mesmo quando a distância a ser percorrida é curta. Quem utiliza o transporte público ainda tem que lidar com a superlotação em ônibus, trens e metrôs. Além disso, alguns colaboradores precisam pegar de 2 a 3 conduções para chegar ao trabalho, elevando ainda mais as despesas da empresa com transporte.

Por isso, algumas empresas têm preferido fazer recrutamento de pessoal que residam mais próximo do local de trabalho. Isso ajuda a evitar atrasos e reduzir o índice de absenteísmo, além de favorecer a produtividade dos colaboradores que chegam à empresa menos desgastados.

Algumas ações podem facilitar o processo de contratação de pessoas que moram perto de sua empresa. Confira alguma delas:

1. Explicite este requisito no anúncio

Caso a sua empresa esteja interessada em aumentar o número de funcionários que residem por perto, deixe isso bem claro no anúncio de vagas. Assim, quem mora mais longe dificilmente irá se candidatar, facilitando o processo seletivo.

Contar com a ajuda de empresas de recrutamento de pessoal terceirizadas pode tornar a tarefa menos complicada. Alguns sites de emprego dispõem de recursos para cruzar os dados dos candidatos com as necessidades da empresa, possibilitando ao empregador encontrar mais facilmente quem mora na região almejada. Mas cuidado! Alguns candidatos trocam seu endereço para não perderem a oportunidade. Para minimizar o trabalho, peça aos candidatos que levem um comprovante de endereço logo na primeira fase do processo em que, geralmente, as entrevistas são coletivas. Assim você já reprova os profissionais que não se encaixam neste perfil.

2. Utilize meios de divulgação locais

Se a ideia é chamar a atenção pelos arredores da empresa, aproveite as rádios comunitárias, jornais de bairro e outros meios de comunicação direcionados àquela região.

Além desses anúncios, placas e faixas também podem ser fixadas em pontos de grande circulação de pessoas nos bairros de interesse. Carros de som e cartazes no comércio local também são excelentes opções. Para isso, verifique os procedimentos legais para as ações de rua e negocie previamente com os donos dos estabelecimentos privados.

3. Propague o recrutamento entre os funcionários

Os seus próprios funcionários podem ajudar na hora de recrutamento de pessoal. Distribua avisos nos murais da empresa solicitando indicação de quem mora na região e que possam atender a necessidade das vagas. Para isso, produza um material de divulgação com todos os requisitos necessários para a função.

4. Considere uma parceria de intercâmbio de base de dados com empresas da região

Manter contato com as empresas da região também pode ser uma boa forma de encontrar candidatos para a sua. Se essa política ainda não foi adotada, considere enviar uma carta convite para criação do intercâmbio para empresas de segmentos similares no entorno da sua.

Com esta parceria você conseguirá aumentar as possibilidades de recrutamento de pessoal que mora perto da empresa. Mas lembre-se que a parceria não é de via única. Assim como a equipe de RH parceira disponibilizará os contatos de sua base com o perfil que você precisa, você deverá fazer o mesmo quando solicitado.

Com essas dicas provavelmente será mais fácil recrutar profissionais que residam perto do trabalho proporcionando mais conforto par ao funcionário e economia para a sua empresa. Se você conhece alguma técnica diferente das que citamos, compartilhe conosco nos comentários!

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.