6 dicas para expandir equipes na indústria

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

A produtividade aumentou e é hora de expandir o quadro de funcionários. Com a falta de mão de obra qualificada e a grande quantidade de oferta de vagas para a indústria, os processos de seleção exigem cada vez mais atenção.

Uma entrevista de emprego bem-feita certamente não garantirá uma contratação de sucesso, mas reduz consideravelmente as chances de recrutar funcionários que atrapalharão os resultados da equipe atual em vez de colaborar. Por isso, separamos algumas dicas sobre como identificar grandes potenciais para sua equipe industrial:

Invista em recrutamento interno

Alguns funcionários podem estar insatisfeitos com o cargo atual ou apenas buscam uma oportunidade de crescimento. O recrutamento interno pode ajudá-lo a expandir sua equipe com colaboradores emprenhados, porém desmotivados.

Para isso, é bom verificar se o cargo que este funcionário ocupa atualmente é mais fácil de ser preenchido e se a equipe atual não ficará desfalcada.

Divulgue as vagas em locais estratégicos

A primeira fase para um recrutamento bem-sucedido é divulgar as vagas em canais apropriados. Para isso, pesquise quais os meios mais indicados para os cargos disponíveis. Isso aumentará a possibilidade de recrutar profissionais com os conhecimentos e experiências necessárias.

Cheque as informações curriculares

Alguns candidatos apresentam ótima formação, mas possuem pouca prática. Outros não fizeram tantos cursos, mas trazem experiências ideais para o cargo. O ideal é encontrar um equilíbrio pesando os aspectos mais importantes para o cargo. Para checar se as informações curriculares condizem coma realidade, confira as experiências na carteira de trabalho e, se possível, entre em contato com algumas empresas que nela consta.

Identifique se as intenções do candidato são adequadas ao perfil da vaga

Além das expectativas do empregador é bom checar se as intenções do candidato em relação a vaga estão adequadas à realidade. Procure se informar sobre quais são as ambições do candidato. Dessa forma é possível evitar a contratação de um funcionário que ficará por pouco tempo.

Aplique provas que comprovem seu conhecimento

Checar o conhecimento do candidato através de testes de conhecimento ou prática também o ajudará a identificar se ele está adequado a função que concorre. Alguns funcionários podem ter exercido a atividade há muito tempo e a falta de prática pode atrapalhar a produção.

Verifique a conduta do candidato para trabalhos em equipe

Você precisa contar com profissionais que consigam ter um bom relacionamento com a equipe atual. A rotina exigirá convivência com outros colaboradores e, por isso, o novo candidato precisa somar!

Durante a entrevista, tente identificar características necessárias ao trabalho em grupo. Observe seu comportamento e como ele se expressa. Aplicar dinâmicas para verificar o comportamento na prática e checar o comportamento do candidato em outras empresas também é válido.

Em uma indústria será difícil manter alguém que queira fazer tudo sozinho, que não peça e nem ofereça ajuda em momento algum.

Aumentar a equipe é um indício de que a empresa vai bem. Por isso, além do cuidado com a contratação é necessário empenho para manter a equipe sempre produtiva. A repercussão positiva do ambiente de trabalho da sua empresa atrai a atenção de profissionais mais capacitados.

Para mais dicas sobre como realizar processos seletivos eficientes e expandir o quadro de funcionários da sua empresa com profissionais de qualidade, acompanhe o nosso blog!

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.