Como a liderança pode impactar na produtividade?

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

Responsável por indicar a direção certa para que as metas sejam alcançadas, o líder é a figura capaz de motivar e apoiar uma equipe rumo ao sucesso. De fato, uma liderança competente e entusiasmada no dia a dia faz muita diferença no crescimento de uma empresa e na proatividade dos seus funcionários.

Você sabia que um bom líder pode transformar completamente um ambiente de trabalho e, de quebra, ainda aumentar a produtividade do negócio? Saiba como uma atitude de liderança pode provocar impactos em um contexto corporativo!

Esclarecimento do que deve ser feito

Os líderes que conseguem estabelecer quais são as metas a cumprir e as tarefas a serem desenvolvidas por cada membro da equipe evitam desgaste e perda de tempo. Sem este tipo de orientação, as pessoas tendem a “enrolar”, adiar e até executar atividades secundárias, o que prejudica, e muito, a produtividade.

Motivação do trabalho pelo projeto, e não pela remuneração

Este é um ponto importante da prática de liderar pessoas, uma vez que está relacionado com a motivação da equipe. Se o salário no fim do mês for o único estímulo para que os funcionários de uma empresa trabalhem, pode ter certeza: eles não estão dando o melhor de si. Ao conceder um propósito maior ao grupo, um líder faz com que a pessoas trabalhem por um senso de realização e porque se interessam, de forma verdadeira, pelo que fazem. Isto, por si só, já colabora substancialmente para melhorar desempenho da equipe.

Reconhecimento de um trabalho bem feito

Líderes sabem a grande importância de reconhecer e elogiar o trabalho bem feito de um membro da empresa. Sabem também que este reconhecimento é a chave para explorar, da melhorar maneira possível, o potencial completo deste profissional, incentivando-o ao máximo. Valorizar cada desempenho individual auxilia na produtividade do grupo como um todo.

Criação de um ambiente tranquilo de trabalho

Muitos líderes intimidam seus colegas, exercendo seu poder de maneira a amedrontar a equipe. Já um líder que incentiva a união e visa a produtividade desvia a atenção de si mesmo para dar ouvidos às dúvidas, queixas e sugestões dos funcionários. Ele sabe que a criação de um ambiente propício ao diálogo, em que todos se sintam bem para se expressarem, só trará benefícios e bons resultados.

Através da comunicação de expectativas

Ótimos comunicadores, líderes de sucesso fazem questão de reforçar com frequência quais são as expectativas da empresa em relação a seus funcionários. Assim, eles lembram à equipe quais são os valores e missões da organização,  assegurando que as metas sejam sempre cumpridas.

Ao comunicar expectativas, líderes aumentam a performance da equipe e conseguem identificar quais são aqueles do time que não estão à altura do desafio, ou seja,  aqueles que não correspondem aos padrões esperados pela empresa.

Técnicas de boa liderança, assim como falhas na gestão de pessoas,  são capazes de influenciar grandemente na produtividade final de uma empresa. Manter o grupo motivado, certificar-se  de que as tarefas sejam cumpridas e valorizar o trabalho de cada funcionário são  estratégias de um líder que se preocupa com o desempenho de um negócio e  com o bom convívio no ambiente de trabalho.

Para mais dicas sobre como liderar e aumentar a produtividade, acompanhe o nosso blog!

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.