Como a Netflix revolucionou o RH

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Tudo começou com o Manifesto Netflix, ele é tão visionário que existe desde 2009 mas, continua servindo para ampliar a visão de muitos profissionais de RH. Nunca ouviu falar? O manifesto ficou conhecido por Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook, como: “um dos documentos mais importantes que já saíram do Vale do Silício”.

Mas, afinal o que é esse manifesto?
Veja aqui o Manifesto completo: http://pt.slideshare.net/reed2001/culture-1798664

O documento que já foi visualizado mais de 5 milhões de vezes, traz valores da empresa, comportamento ideal de um funcionário e explica um pouco do porque a Netflix se tornou um case de sucesso nos quesitos: atrair, reter e lidar com talentos. O sucesso da empresa pode ser resumido em 3 pontos importantes:

Contratar, recompensar e tolerar apenas pessoas maduras
Se ao contratar você tem cuidado para escolher pessoas que colocam os interesses da empresa em primeiro plano, que entende e dá suporte para construir um local mais produtivo, grande chances de você ter acertado. A maioria das empresas gasta o tempo do RH e dinheiro para consertar problemas que funcionários fora desse perfil podem causar.
Pessoas maduras, são aquelas que conseguem falar abertamente com seus colegas, chefes e subordinados. Isso significa que mesmo em empresas com políticas de RH, as regras podem ser revistas dependendo do caso e da situação.

Seja honesto sobre a performance dos seus funcionários
Faz muitos anos que a Netflix não usa mais avaliações formais para dar feedback para os seus funcionários. No início da empresa as avaliações eram prática da empresa mas, depois eles perceberam que não fazia mais sentido ter um ritual para algo que poderia ser conversado de forma natural e como se estivesse incorporado no trabalho e no dia a dia. A empresa chegou a conclusão que elaborar um relatório periódico de performance não era um bom jeito de medi-la e nem de melhorá-la. É difícil acreditar que um companhia do porte da Netflix consiga tomar esse tipo de iniciativa, mas a realidade é que se isso for feito de forma contínua, simples e principalmente honesta, você consegue atingir bons resultados.

Pense mais como um administrador e menos como RH
Em algumas empresas, a equipe está focada em conseguir uma boa posição no ranking dos “melhores lugares para se trabalhar” (hiperlink matéria melhor lugares), o que na maioria das vezes está baseado em benefícios e infra-estrutura. É raro ver companhias que tem como objetivo aprimorar os princípios da empresa. Ao invés de serem conhecidos como pessoas que fazem eventos, distribuem camisetas e brindes, o RH tem que adquirir um pensamento mais estratégico. O que é o melhor para empresa? Como nós podemos comunicar isso aos funcionários? Como podemos fazer cada um dos funcionários entender o que chamamos de boa performance?
A Netflix é uma empresa que inovou o mundo do entretenimento e produção de filmes. Não faz sentido uma empresa que preza por inovação, simplesmente copiar as boas práticas de outras companhias (na maioria das vezes ultrapassadas). É a chance de mostrar que o RH também pode ser inovador!

E você, o que acha das práticas no Netflix. Parece uma boa ideia ou ainda utópico para aderir na sua empresa? Deixe nos comentários!

Ah, não esqueça de nos dizer como chegou no blog! É só responder o questionário no canto superior direito. 😉

 

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