Como programas de educação continuada podem ajudar a reter meus profissionais?

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

A alta rotatividade de funcionários é algo que preocupa muitas empresas. O vai e vem de pessoal, além de custar tempo e dinheiro para quem contrata, também atrapalha na integração da equipe e no ritmo de trabalho.

Para evitar essa instabilidade na equipe e melhorar a qualidade de seus serviços e produtos, muitas empresas investem na educação continuada de seus profissionais. Veja a seguir algumas das vantagens desse tipo de programa, e de que forma ele vai te ajudar a reter seus empregados.

Valorização do profissional

Com programas de educação continuada é possível buscar um aprimoramento constante dos serviços, pois, através da capacitação dos próprios funcionários de sua empresa, será possível formar uma equipe com formação voltada especificamente para a sua área de atuação.

Um pessoal mais capacitado vai otimizar o tempo de trabalho, aumentar a produção e a qualidade dos serviços e produtos da sua empresa. Durante esse processo, o profissional acaba sendo mais valorizado pois ele se sente parte dos resultados alcançados, já que as consequências de seu aprimoramento profissional e esforços ficam evidentes.

Para que isso funcione corretamente, é importante que essas evoluções na produção e na qualidade sejam divulgadas para a equipe regularmente. Assim, o funcionário tem como acompanhar de perto os resultados e medir sua participação.

Retenção de talentos

Profissionais comprometidos com a profissão, com grandes talentos a serem desenvolvidos tendem a estar sempre em busca de mais para suas carreiras. A oportunidade de estudar e se desenvolver profissionalmente vai evitar que esses talentos saiam da sua empresa. É comum que, quando sentem que já aprenderam tudo o que tinham para aprender e já adquiriram toda a experiência que podiam em uma função, essas pessoas busquem novos desafios a serem superados e nisso, acabam mudando de emprego.

Além disso, existem pessoas que têm um um grande potencial ainda não aproveitado pelo cargo que ocupam. Nesses casos, a única coisa que as impedem de crescer dentro da empresa é uma especialização mais técnica.

Com a educação continuada é possível criar condições para promovê-las e evitar a contratação de pessoas de fora para preenchimento de cargos que, muitas vezes, necessitam de um mais experiência  e conhecimento dentro da empresa. Ao mesmo tempo, a cultura da empresa de reconhecimento e valorização dos funcionários é reforçada.

Aproveitamento da experiência

Muito se fala sobre a construção de novos talentos em uma empresa, mas não podemos esquecer que os velhos talentos também são importantíssimos para o sucesso de uma equipe. Funcionários mais antigos têm conhecimentos que precisam ser aproveitados e passados adiante.

Muitas vezes as inovações tecnológicas impedem essas pessoas de aproveitarem 100% de sua produtividade. Pode ser o caso de não conseguirem lidar com uma nova máquina ou tecnologia a qual não estão acostumadas, por exemplo. Problemas como esse podem ser resolvidos facilmente através da educação continuada. Ela ajuda o profissional a acompanhar as evoluções em sua área e assim ser um funcionário mais completo. Com treinamento constante, seu funcionário não fica mais antigo a cada ano, fica mais eficiente e mais capaz.

Para mais informações sobre como reter profissionais em sua empresa, acompanhe o nosso blog!

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.