Confira os benefícios das dinâmicas em grupo para os processos seletivos

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

A competitividade cada vez maior do mercado de trabalho é um desafio não só para quem procura uma vaga, mas também para quem contrata. Com tantos profissionais à procura de uma boa oportunidade e oportunidades de capacitação cada vez mais acessíveis, fica difícil identificar aquele que melhor se encaixa no perfil pretendido. Nessas horas, as dinâmicas em grupo são grandes aliadas para aumentar a eficiência do processo seletivo e extrair o melhor de cada candidato, sem que para isso seja preciso organizar uma longa etapa de entrevistas individuais. A seguir, destacamos alguns dos benefícios que as dinâmicas de grupo trazem para o seu processo seletivo:

Aliviar a tensão dos candidatos

Dinâmicas normalmente começam com um bate papo mais descontraído, diferente da maioria das entrevistas individuais em que o candidato é o foco da conversa, o que acaba gerando uma tensão maior.

Por estarem em um grupo maior as pessoas se soltam mais, pois deixam de sentir que cada pequena atitude deles está em observação, uma vez que elas precisam dividir a atenção dos avaliadores com os demais. Assim será possível observar uma atitude mais próxima à natural de cada um, sem todo o controle que normalmente colocamos em nossos atos quando estamos sob pressão ou avaliação.

Identificação das qualidades profissionais

As atividades propostas em dinâmicas sempre levam a situações em que as pessoas precisem interagir, para apontar como cada um dos candidatos lida com o trabalho em grupo e como se relacionam em um ambiente profissional. Devido a essas situações, a dinâmica acaba sendo um excelente processo para identificar características essenciais em um bom funcionário.

Um profissional treinado poderá traçar um perfil da personalidade de cada participante e assim identificar líderes, empreendedores, avaliar como cada um trabalha com gerenciamento de crises e usa a criatividade para se desempenhar tarefas do dia a dia. Para que seja possível fazer essa identificação de características é importante que se tenha pelo menos um profissional para conduzir as atividades durante a dinâmica, e outro exclusivamente para observar os candidatos, pois é praticamente impossível que um único avaliador coordene as atividades e avalie um grande número de candidatos ao mesmo tempo.

Otimização do tempo no processo seletivo

Como na grande parte dos processos seletivos o número de candidatos supera em muito o de vagas, organizar uma dinâmica de grupo para uma avaliação prévia é uma boa forma de não descartar currículos interessantes quando for necessário diminuir a quantidade de entrevistas. Isto se aplica também para reduzir o tempo gasto nas entrevistas individuais, já que algumas qualidades são facilmente identificadas nesta fase.

Nesse caso, mesmo diante da necessidade de diminuir o contingente de candidatos, é preciso tomar cuidado para não criar grupos muito grandes, pois isso dificultará a avaliação adequada de cada integrante. O ideal é que não se faça uma dinâmica com mais de 15 candidatos por vez.

Auxílio na fase de entrevistas individuais

Por fim, uma boa dinâmica deve ser capaz de proporcionar uma maior familiaridade com os entrevistados, mas nunca deve substituir as entrevistas individuais. As atividades propostas nas dinâmicas e as características observadas podem, inclusive, ser usadas nas entrevistas para conhecer melhor o entrevistado, perguntando o que ele achou dos desafios e quais foram as dificuldades e facilidades que ele encontrou nas tarefas.

Viu como a dinâmica de grupo é um facilitador nas contratações em grande volume? Se você ainda não utiliza esta estratégia em seus processos seletivos, reconsidere! Assim você poupa o tempo gasto no recrutamento e tem um poder de decisão melhor sobre o candidato que almeja contratar.

Para mais dicas e informações sobre como realizar processos seletivos de maneira eficiente, continue acompanhando o nosso blog!

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.