Varejo: Como motivar sua equipe?

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

Funcionários insatisfeitos com o trabalho podem impactar negativamente as vendas. Uma equipe motivada é mais comprometida com entregas e metas, além de manter o ambiente de trabalho estimulante.

Lidar com pessoas é sempre um desafio. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a manter sua equipe sempre motivada e disposta:

Recrute profissionais alinhados ao perfil da empresa

Contratar funcionários alinhados aos valores e objetivos da sua empresa é o primeiro passo para ter uma equipe motivada. Por isso, seja claro quanto a rotina de trabalho, ambiente, metas e visão da empresa durante o processo seletivo.

Busque por profissionais que além dos requisitos técnicos e experiência exigidas para o cargo, sejam automotivados. Questione sobre como se comportariam diante a situações  de turbulência que envolvam colegas de trabalho e avalie se as respostas são compatíveis ao perfil  da sua equipe.

Para minimizar as chances de equívoco, analise também como o candidato responde. Verifique se ele parece coerente sobre o que diz e, sempre que possível, cheque as informações sobre suas experiências e conduta de trabalho em empregos anteriores.

Avalie sua equipe periodicamente

Escute o que sua equipe tem a dizer com certa constância. Se um funcionário tiver abertura para explanar o que pensa, dificilmente deixará que esse incômodo afete o seu desempenho. Isto também é um bom recurso para melhorar a sua gestão.

Feedbacks também são importantes. Enalteça as qualidades e oriente seus funcionários sobre seus pontos a desenvolver. Isto demonstra sua preocupação com o crescimento profissional e pessoal de sua equipe, além de facilitar o bom convívio do grupo e o alcance de resultados.

Em situações cotidianas, elogie trabalhos executados com sucesso. Já nos momentos de dar a bronca, procure não só apontar os erros, mas ensinar como não cometê-los novamente. Para isto você pode aplicar três passos de uma técnica conhecida como sanduiche. Primeiro inicie a conversa exaltando os pontos fortes, depois mostre os pontos que precisam ser melhorados e por fim volte a falar das qualidades mostrando que tem confiança no êxito do funcionário.

Avalie seus funcionários individualmente. Isto evita constrangimentos e ruídos prezando um bom clima organizacional.

Desenvolva uma política de recompensas

Uma maneira interessante de manter a sua equipe motivada é trabalhar com um sistema de recompensas, que podem ser monetárias ou não. A ideia é estimular a produtividade para atingir as metas.

Considere premiações individuais e em grupo estimulando o trabalho em equipe. Estas bonificações podem vir em dinheiro ou através de uma viagem, um curso importante para impulsionar a carreira ou equipamentos eletrônicos, por exemplo. Além de manter os funcionários que já possuem um bom desempenho motivados, você também estimulará os que ainda não demonstraram a mesma eficiência.

Antes de implantar um sistema de recompensas o ideal é reunir o grupo para explicar como tudo funcionará. Assim, todos poderão tirar as dúvidas e perceber que esse é um estímulo e não uma competição entre a equipe.

Ajude a manter o clima agradável

É muito importante que o ambiente de trabalho tenha um clima favorável para que o foco dos funcionários seja no próprio desempenho. O ideal é estimular o trabalho colaborativo fomentando a integração da equipe mesmo que as metas sejam individuais.

Caso alguém esteja destoando a equipe, realize dinâmicas ou atividades que envolvam todo o grupo de maneira descontraída. Observe o comportamento deste funcionário e de seus colegas em relação a ele e busque a melhor solução para tornar o clima mais amistoso.

Capacite seu time

Incentivar o aprendizado é também uma forma de estímulo. Proporcionar cursos de aperfeiçoamento, palestras e workshops demonstra que os gestores se importam com sua equipe, além de ser um investimento também para a empresa, que terá profissionais mais qualificados.

É importante que essa capacitação não seja imposta e que o funcionário tenha a consciência que, além da necessidade de se manterem atualizados profissionalmente, esta ação é um reconhecimento pela sua dedicação.

Seja um espelho para a sua equipe

Todo grupo necessita de um líder. Mas não daquela pessoa que se coloca como dono da verdade, que sabe tudo. Um bom gestor mostra que também é parte da equipe. Se envolve nos projetos, está disposto a desenvolver seus funcionários e reconhece que o sucesso é resultado da contribuição de cada integrante.

Ele tem jogo de cintura para resolver situações inesperadas rapidamente sem privilegiar um ou outro. Por isso precisa ter um senso de justiça bastante apurado. Sua equipe é um reflexo de sua liderança. Se você a conduz bem, todos ficam motivados.

Com estas sugestões você manterá uma equipe sempre motivada e focada em resultados. Se você conhece alguma dica diferente das que citamos, não se esqueça de compartilhar conosco nos comentários!

LinkedInFacebookTwitterGoogle+PinterestEmailPrint

Comentários

comentários

Os comentários estão desabilitados.